Denuncie e combata o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A data de 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Infelizmente, este tipo de violência é mais comum do que pensamos, e é nosso papel estarmos atentos e denunciarmos em casos de suspeita ou conhecimento de algum caso.

Os números são alarmantes: de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2016, foram registrados 22,9 mil atendimentos a vítimas de estupro no país. Mais de 57% destes casos eram de vítimas entre 0 e 14 anos, sendo que 6 mil vítimas tinham menos de 9 anos de idade.

Também vale enfatizar o quanto muitas vítimas acabam sofrendo em silêncio, já que o tema ainda é tabu em nossa sociedade. Quebrar o silêncio pode significar ajudar outras vítimas a terem força para lutar contra seus agressores e de relatar a realidade vivida. Por isso, é muito importante denunciar. Para isso, utilize o Disque 100.

A TQUIM reconhece a importância desta campanha, e realiza a distribuição de material informativo e também trabalha o assunto junto aos seus colaboradores. Acreditamos que todos podem – e devem – contribuir para a luta contra este tipo de violência.