Semana Nacional de Trânsito: Perceba o risco, proteja a vida

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é “Perceba o risco, proteja a vida”, o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo DENATRAN ocorrerá em formato digital e será denominada “O DENATRAN na sua vida” e traz também o tema das Campanhas Educativas para este ano.

Ao final deste ano, teremos encerrado a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

A realização da SNT 2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.

Fonte: website do Governo Federal

TQUIM recebe reconhecimento por conduta segura

A Covestro concedeu à TQUIM o Certificado Parceiro Seguro Covestro – Zero Acidentes 2019.

É a terceira vez que a TQUIM recebe este reconhecimento de seu cliente, sendo os demais referentes aos anos de 2017 e 2018.

Agradecemos à Covestro pelo reconhecimento e, em especial, à nossa dedicada equipe, que todos os dias trabalha em prol do lema: “Compromisso e Segurança caminham juntos com os motoristas da TQUIM”.

Você sabia que a TQUIM é associada da Abiquim e da ABTLP?

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), entidade sem fins lucrativos fundada em 16/06/1964, congrega indústrias químicas, bem como prestadores de serviços ao setor, como nas áreas de logística e transporte, como é o caso da TQUIM.

Já a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) é uma entidade, criada em 16/10/1998, que reúne transportadores e operadores logísticos com atuação no segmento de produtos perigosos, no qual a TQUIM se enquadra.

No site de ambas as associações há notícias e legislação da área.

Vale visitar e saber mais: www.abiquim.org.br | www.abtlp.org.br

TQUIM inicia premiação a Motoristas Socialmente Responsáveis

É com grande alegria que iniciamos a entrega dos prêmios aos motoristas da TQUIM que se destacaram no período 2019-2020. O reconhecimento de Motorista Socialmente Responsável é concedido a todos os profissionais que, ao longo de um ano, atenderam aos requisitos de segurança, comprometimento e excelência em seu trabalho.

Devido à pandemia, infelizmente neste ano não faremos o nosso tradicional evento de celebração. Mas os prêmios e certificados estão sendo entregues pessoalmente por nossa equipe a cada um dos ganhadores. Serão premiados os motoristas que atuam na sede da TQUIM em Diadema/SP e nas filiais de São Bernardo do Campo/SP e São José dos Pinhais/PR.

Na foto, o motorista Adelson Nascimento Barros, primeiro motorista a receber o prêmio nesta edição. Ao seu lado, Thaís Almeida e Rosane Barbosa Sá, representando, respectivamente, a Diretoria e a equipe da empresa.

Arte & Vida promove ações na quarentena para as famílias

O Programa Arte & Vida criou o Projeto Quarentena em Movimento a fim de promover o acompanhamento à distância de 150 crianças e adolescentes e 105 famílias, em situação de vulnerabilidade social, neste período de quarentena.

Com apoio da TQUIM, o projeto tem realizado atividades lúdicas e interativas com o objetivo de garantir proteção, prevenção, saúde física e emocional aos atendidos, desde o dia 23/03. Dentre as atividades, são promovidos diálogos e jogos educativos com as crianças, adolescentes e famílias via aplicativo WhatsApp, videoconferências via ZOOM, ligações e visitas domiciliares em casos específicos.

Segundo relato de uma das mães beneficiadas pelo projeto,“(…) o Quarentena em Movimento está fazendo um bem muito grande às famílias. A interação com os filhos está sendo maravilhosa, coisas que não fazíamos juntos há muito tempo, agora temos a oportunidade de fazer. Foi uma ideia muito bacana e está proporcionando aos pais tempo proveitoso e de qualidade com os filhos”.

Para mais informações, confira aqui o relatório de atividades do projeto.

Motoristas participam de treinamento

No dia 4/7, motoristas da TQUIM que atuam na área de granéis líquidos participaram de treinamento teórico sobre “Segurança na Carga e Descarga de Acetato de Etila”.

O encontro ocorreu no Auditório Mirtes Suda, localizado no Armazém da TQUIM, em São Bernardo do Campo/SP.

O treinamento será finalizado no dia 11/7, com a realização de atividade prática no cliente, em Paulínia/SP.